Com o cresceimento das tecnologias de informação e comunicação e da popularização da Internet entre a população mundial, vem se criando uma nova cultura dentro da já tradicional educação que é o E-Learning, ou seja, o uso da Internet e seus recursos para fins de treinamento e educação. Com esta nova cultura torna-se necessário também a criação de novos modelos educacionais que agregam conceitos de E-Learning para que o uso desta prática acarrete em cursos eficazes. Esse novo modelo é o Design Instrucional.
Definir design instrucional não é uma tarefa fácil já que não há um limite para definição de educação e cultura. Segundo Andrea Filatro, doutoranda da faculdade de educação da USP e autora do livro "Design Instrucional Contextualizado", design instrucional é "a ação institucional e sistemática de ensino, que envolve o planejamento, o desenvolvimento e a utilização de métodos, técnicas, atividades, materiais, eventos e produtos educacionais em situações didáticas específicas, a fim de facilitar a aprendizagem humana a partir dos princípios de aprendizagem e instrução conhecidos".
Com material educacional mais sofisticado haverá um retorno mais expressivo no aprendizado e os alunos estarão instigados a buscar novos conhecimentos. Através desse novo modelo poderemos também avaliar o material educacional existente e ajudar no planejamento do dia a dia.